A ACI apoia o Dia Mundial do Doador de Sangue

Um gesto que pode ajudar a salvar muitas vidas. A doação de sangue, voluntária e não remunerada, é de extrema importância para manter os bancos de sangues com estoques suficientes para atender à demanda. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são colhidas anualmente no mundo 108 milhões de doações. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,6 milhões de bolsas são colhidas todo ano, o que significa que 1,8% da população do país doa sangue.   Este número está dentro dos padrões exigidos pela OMS.  Apesar disso, o Ministério trabalha para aumentar a conscientização e o número de doadores voluntários.

Para incentivar ainda mais, no dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo principal é homenagear as pessoas que já fazem doações periódicas e sensibilizar novos doadores. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de Karl Landsteiner, em 1868, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

Em Sete Lagoas, o Hemoninas é o principal órgão de doação e mantém um hemonúcleo desde 1993. É preciso aumentar o número de doadores para atender as necessidades da região. Afinal, o núcleo serve os 39 municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde e nove hospitais contratantes. Em média, o hemonúcleo da cidade recebe 60 candidatos à doação de sangue por dia e 70 candidatos à doação de medula óssea por mês.

Se você quer fazer um gesto para salvar vidas é preciso atenção a alguns requisitos. O doador precisa ter mais de 16 anos e no máximo 69 anos. É preciso estar em boa saúde e acima dos 50 quilos. Antes de doar, tenha uma boa noite de sono, não faça ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Há restrições para quem teve hepatite após os 11 anos de idade.

Para doar, em Sete Lagoas, o endereço é Avenida Dr. Renato Azeredo, 3170, no bairro Dante Lanza. O telefone de contato é (31) 3027 2700.

A ACI apoia a campanha de doação de sangue para salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *