A ACI parabeniza a todos os Paleontólogos em seu dia

A história do mundo através dos fósseis

Se hoje conhecemos parte da história de nossa casa chamada Terra, que tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, muito devemos ao árduo trabalho de cientistas que se debruçaram anos a fio sobre teorias e muitas descobertas. Parte delas foi graças às pesquisas realizadas pelos Paleontólogos, profissionais que procuram desvendar os mistérios do planeta que habitamos através do estudo dos restos mortais ou fósseis de animais e vegetais que habitaram a Terra no passado.

E para fazer uma justa homenagem a estes cientistas, o dia 15 de junho é dedicado ao Dia do Paleontólogo, profissão que tem uma ligação direta com Sete Lagoas e a região cárstica do vale do Rio das Velhas. Afinal, foi nessa área que inclui o município, que o dinamarquês Peter Wilhelm Lund fez um aprofundado estudo nas cavernas e descobriu milhares de fósseis de animais  que povoaram a região.

Peter Lund é considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil. Dentre seus importantes estudos, o dinamarquês descobriu o Homem de Lagoa Santa, crânio encontrado na gruta do Sumidouro e que teria vivido na região há 12 mil anos. Segundo a história, em 1842 o dinamarquês já havia explorado mais de 200 cavernas na região e descrito 115 espécies de animais. Seus trabalhos identificaram 150 espécies de mamíferos que habitavam a região desde a era Pleistocena, período quaternário da era Cenozóica, compreendida entre 2,5 e 11,7 milhões de anos atrás.

Sete Lagoas está na Rota das Grutas de Peter Lund. Um dos principais monumentos deste porte, a Gruta Rei do Mato tem diversas formações consideradas raras em todo o mundo. Com 998 metros de extensão e desnível de 31 metros, a Rei do Mato possui no interior de seus quatro salões, pinturas rupestres que datam de seis mil anos, além de estalagmites e estalactites cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 20 centímetros e 12 pés de altura. Por isso, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato tem tanta importância para os Paleontólogos.

Por todas essas descobertas e importantes estudos, a ACI parabeniza a todos os Paleontólogos em seu dia. Que suas visões continuem dando um olhar para desvendar o passado dessa imensa Terra onde moramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *