DNA da Educação é a primeira startup do ecossistema Santa Helena Valley a ser monetizada.

Com apenas seis meses de vida, a DNA da Educação é a primeira startup nascida no ecossistema Santa Helena Valley, de Sete Lagoas, que já venceu os dois principais desafios de qualquer startup: foi monetizada e ganhou escala. A empresa, criada pelas empreendedoras Fernanda Verdolin e Elziane Campos, moradoras da cidade, é uma startup em plena ascensão e foi recentemente adquirida parcialmente por um grupo de investidores da região de Campinas, um centro de tecnologia brasileiro. Com esse fortalecimento, a empresa, que hoje tem sede dentro da Associação

Comercial e Industrial de Sete Lagoas, pretende avançar no desenvolvimento de seus produtos e ampliar o mercado de forma acelerada.

Seu produto, uma plataforma chamada Aceleradora de Carreiras, é inédito e bastante útil para instituições de ensino e alunos de curso superior. Para as instituições de ensino superior é um instrumento de captação e retenção de alunos sem igual no mercado. Para os estudantes é uma ferramenta de autogestão de carreira que pode ser usada a partir do primeiro dia de aula, com o recurso Currículo do Futuro, também inédito. Há uma fila de faculdades e universidades interessadas em adquirir o produto para 2019.

As mulheres no universo das startups

A arrancada da DNA da Educação e seu processo de monetização serão contados pelas duas fundadoras da empresa durante a 3ª Virada Empreendedora de Sete Lagoas, no campus da UNIFEMM. Em duas palestras separadas, elas usarão seus exemplos de vida e a experiência acumulada desde que se juntaram na DNA da Educação para falar sobre a realidade das startups e de como as mulheres se movimentam nesse ambiente.

“Há dois anos eu e a Elziane fazíamos parte da organização desse evento. Hoje voltamos para apresentar nossas soluções como empreendedoras”, afirma Fernanda Verdolin. “Esse é um universo onde as coisas acontecem em uma velocidade superior à do mercado normal”, diz ela, cuja palestra se chama: “Como criar estratégias de marketing e vendas e tirar sua startup do papel”. Fernanda conhece esse ritmo, pois trabalhou anos em empresas de software e foi gerente de Comunicação e Marketing do Centro Universitário UNIFEMM nos últimos cinco anos, período em que a competição para a atração de alunos pelas faculdades atingiu um pico de intensidade.

O desafio de empreender é grande, mas empreender sendo mulher é ainda maior, comenta Elziane Campos, cuja palestra “Protagonismo Feminino: Descubra como desenvolver estratégias para superar as barreiras de gênero e tirar seus planos do papel” irá mostrar que também no ecossistema de startups as mulheres enfrentam desafios de gênero. Elziane, por exemplo, é a única mulher com filho em idade não escolar que participa do SEED, o programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais.

Uma plataforma inédita

A plataforma “Aceleradora de Carreiras”, da DNA da Educação, é uma plataforma digital interativa que permite ao aluno se orientar, se desenvolver e autogerir sua carreira ao longo de sua graduação.

Antes mesmo de se tornar aluno matriculado, a Aceleradora de Carreiras oferece uma solução capaz de identificar o curso mais adequado ao seu perfil. Essa precisão na escolha do curso superior proporciona mais satisfação do aluno e maior probabilidade de sucesso profissional. “84% dos vestibulandos fazem inscrição em dúvida de qual curso escolher. Isso gera um risco maior de evasão do aluno ao longo de sua graduação, prejudicando a sustentabilidade do negócio educacional”, conclui Fernanda Verdolin.

Desde o 1º dia de aula, o aluno tem acesso à plataforma, onde é possível a identificação de seu perfil profissional, sua personalidade, seus valores e interesses. Associado a isso, é viável construir o perfil profissional com informações de sua vida acadêmica, experiências profissionais, cursos e projetos. A partir desse perfil completo, denominado Currículo do Futuro, pode-se fazer o match entre as oportunidades de emprego e estágio mais alinhadas e compatíveis com o perfil e a realidade do aluno.
“Com essas informações, a Central de Carreiras das instituições de ensino tem os insumos necessários para promover Educação de Carreira de forma estruturada, transversal e continuada à formação especialista e técnica. Ou seja, queremos ensinar as pessoas a alcançar a realização profissional e a ganhar dinheiro também”, explica Elziane Campos.

Cuidando do aluno de forma personalizada

Para a instituição de ensino, além de ser um diferencial competitivo, as informações dos alunos associadas à inteligência da plataforma, dão à instituição a capacidade de cuidar da vida escolar de cada estudante de forma personalizada ao longo de sua vida acadêmica, sempre de acordo com seu perfil. As implicações práticas da ferramenta são muitas.

Pode-se, por exemplo, detectar momentos de dificuldade ou dúvida profissional por parte do aluno ao longo do curso. Quando isso acontece, a instituição pode agir de forma preventiva para ajudá-lo a encontrar alternativas, se adaptar, ou encontrar outra possibilidade de estudo dentro da própria escola, trabalhando assim por sua retenção.

“A evasão escolar tende a diminuir, a satisfação do aluno aumenta e a possibilidade de se tornar um aluno recorrente também porque a Aceleradora de Carreiras monitora e ajuda o aluno a seguir estudando de forma mais consciente, prazerosa e produtiva”, diz Fernanda Verdolin.

Mais Informações e contatos para entrevistas
Marco Piquini – piquini@piquini.com.br
Telefone: (31) 98769.2704

Fontes:

Fernanda Verdolin, founder da DNA da Educação. Mestre em Administração, pós-graduada em Gestão Estratégica e Marketing, graduada em Relações Públicas. Soma em seu currículo mais de 15 anos de carreira corporativa nas áreas de Vendas, Marketing e Tecnologia da Informação em empresas de grande expressividade em seus segmentos, como TOTVS, Alert Life Sciences e ESET. É founder da DNA da Educação – Carreiras e Empregabilidade, a primeira Aceleradora Digital de Carreiras para Educação do país. É também professora universitária e coordenadora de pós-graduação.

Elziane Campos, founder da DNA da Educação. PhD em carreiras protagonistas e educação empreendedora. Mestre em desenvolvimento de profissional e educação de carreira. Graduada em Psicologia. Coach especialista em orientação e desenvolvimento de carreira. É empreendedora e pesquisadora em soluções educacionais inovadoras. Em 2016, foi eleita pela ACMinas como uma das promessas da nova liderança empreendedora feminina do estado. É criadora da Ciência do Protagonismo, metodologia de aceleração de carreiras protagonistas, e co fundadora da DNA da Educação, a primeira Aceleradora Digital de Carreiras para Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *