Você sabe o que é o feriado de Corpus Christi?

Os tapetes de serragem colorida e as flores marcantes do serrado. A imagem está presente na lembrança de muita gente e é costume em muitas cidades do interior. Pois essa tradição marca uma das mais importantes datas da Igreja Católica em todo o Mundo. O Corpus Christi, a celebração do Mistério da Eucaristia, é comemorado sempre na quinta-feira, 60 dias após a Páscoa.

A data recorda a todos os Católicos o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo. A origem data do século 13, por volta de 1269. De acordo com a história, o sacerdote Pedro Praga vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Desta forma, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Mas, na hora da consagração a resposta veio em forma de milagre. A hóstia branca se transformou em carne viva. O Papa Urbano pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, quando então se decretou a festa de Corpus Christi.

Segundo a história, a tradição de enfeitar as ruas com imensos tapetes pelo caminho por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento foi criada em Ouro Preto. Assim, a beleza desta tradição se espalhou e hoje está presente em diversas cidades do Brasil, com suas festa famosas.