Planejamento financeiro um dos pilares do sucesso de uma empresa.

Um dos pilares para o bom funcionamento da sua empresa é ter muita organização em suas tarefas, principalmente às ligadas ao financeiro. Ter total controle das finanças é fundamental para a gestão do seu negócio. Para ter mais sucesso no seu empreendimento, os empresários estão investindo cada vez mais em fazer um detalhado e eficiente Planejamento Financeiro Empresarial. Com ele, é possível controlar todas as finanças da sua companhia e ainda montar um planejamento seguro para futuros investimentos e ações.

O que é?

O Planejamento Financeiro Empresarial consiste em um mapeamento de todas as ações do seu negócio, desde a sua renda e investimentos até suas despesas e dívidas. Ele tem como propósito ajudar a conquistar as metas que sua empresa deseja alcançar no futuro. Normalmente ele vai priorizar o que é estratégico para sua empresa. Isso é um bom começo para você definir o quanto cada “conta” vai representar no orçamento.

Com esse planejamento você terá informações concretas e seguras para fazer ações, estratégias e investimentos, tudo com o objetivo de melhorar a sua lucratividade e atingir seus resultados. Para conquistar esses resultados importantes, este monitoramento deve ser feito com muita dedicação e organização.
A importância deste Planejamento

O Planejamento financeiro empresarial é imprescindível para todo negócio. Ele é base para todas as tomadas de decisões, para que assim você tenha o controle do seu orçamento, tendo maior sucesso nas suas estratégias a curto e a longo prazo.

Sem esse processo você estará dando tiros no escuro, com uma probabilidade maior de erros financeiros e insucesso nas suas operações, podendo trazer muito prejuízo para a sua companhia. Fazer um planejamento financeiro traz muito mais tranquilidade para sua gestão empresarial.

Vantagens

Controle financeiro

Com o planejamento bem estruturado você saberá tudo o que entra e o que sai, assim como o faturamento e os seus lucros.

Previsões de investimentos

Com todas as informações financeiras e estruturais do seu negócio, o empreendedor pode fazer previsões das ações e investimentos, visando sempre melhorar o desempenho da sua empresa no mercado, trazendo mais resultados financeiros.

Redução de Gastos

Outro aspecto importante deste planejamento é que por meio dele você poderá identificar as despesas supérfluas e assim, reduzir estes gastos. Em todos os sentidos, essa ferramenta é fundamental para controlar as finanças da sua companhia.

Como fazer o Planejamento Empresarial

Para começar, o ideal é fazer um parâmetro do seu histórico, para que você tenha uma base. Ao fazer o levantamento dos dados e fazer a sua estimativa é preciso ser muito realista. O Planejamento financeiro empresarial deve ser feito pelo menos uma vez ao ano e ser constantemente atualizado, sempre com muita precisão e disciplina para preencher os dados.

A maneira mais prática para fazer o seu planejamento é com o auxílio de uma planilha financeira, de preferência uma que esteja customizada com os serviços da sua empresa. Apesar de ser anual, o planejamento deve ser pensado separando cada mês do ano. Depois disso, categorize toda a sua receita, despesas e contas fixas. No primeiro momento estes dados podem ser apenas algumas previsões e com o passar dos meses você revisa e preenche com as informações exatas.

Com a planilha também é possível fazer um resumo mensal, trimestral e até mesmo anual das finanças do seu negócio. Assim, é possível ter uma visão geral das finanças em determinados períodos.

Fazer um planejamento financeiro de qualidade é fundamental para saber onde a sua companhia está lucrando ou até mesmo dando prejuízo. E com esses números, ter mais conhecimento e segurança nas suas tomadas de decisões, procurando sempre aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *